segunda-feira, 22 de junho de 2009

Café Teólogico
Primeira Palestra – Ms. Marcos Monteiro

As pesquisas têm avançado na área do novo testamento, muito tem sido descoberto, o que tem promovido um melhor olhar para os textos neotestamentários.
Foi possível perceber que o Evangelho de Marcos serviu como fonte para os demais evangelhos O Jesus apresentado em Marcos é um Jesus que está sempre em ação, diferente dos outros evangelhos. O Jesus em Marcos é o que foge das multidões, ele sente necessidade de afastar destas.
Verifica-se que há um destaque para o sentido das palavras aplicadas na literatura em Marcos, ou seja, essas palavras podem ampliar as possibilidades dos sentidos (polissemia).
Um detalhe importante que precisa ser destacado no Evangelho de Marcos está centrado na tradição. Sendo que é a mesma atribui a ele o titulo de autor desse evangelho, não duvidando da sua autenticidade ainda que no texto não mencione seu nome. Outro dado importante extraído na palestra está na perspectiva do “Principio de boas novas”, ou seja, um testemunho da pessoa de Jesus Cristo, Filho do homem.
Segundo a perspectiva do palestrante Marcos Monteiro o evangelho de Marcos foi escrito fora do contexto da palestina, provavelmente tenha sido na capital do Império. Visto que ele procura explicar expressões vindas do aramaico. O que denota que o mesmo está falando para pessoas que vivem fora do ambiente judaico cristão, (c.f. Mc 5,41). Uma outra abordagem que fundamenta este olhar é a influencia do apóstolo Paulo na maneira do evangelista escrever; o que nos permite pensar que o autor seja um judeu transplantado em uma comunidade cristã romanizada.




Segunda Palestra – Dr. Ágabo Borges de Sousa.
Titulo: O reino de Deus no evangelho de Lucas.


Segundo Dr. Ágabo Borges, o Evangelho de Lucas dá uma atenção especial ao pobre, mulheres e crianças, atribuindo-lhe uma identidade social. Observa-se que nessa perspectiva o ministério de Jesus, é apresentado como tendo em seu centro o anuncio do Reino, que é dirigido aos desprivilegiados, especialmente aos pobres.
O Evangelho de Lucas é basicamente estruturado em três partes: As atividades de Jesus na Galiléia (1-9,50); A viagem (9,51-19,27) e Jesus em Jerusalém (19,28-24,53 sendo 24.13-53 sua partida de Jerusalém).
Conforme Dr. Ágabo não há como desligar o Reino de Deus do ministério de Jesus, Como também em Lucas não há como desligar a Ação Social de Jesus da proposta de Reino de Deus.
Nota-se que no Evangelho de Lucas existe um acentuado destaque a tradição profética isaianica também como a base do ministério de Jesus, apresentando no início de seu ministério com a experiência da sinagoga de Nazaré. A ênfase da tradição profética pode ser percebida na leitura do livro do profeta Isaias, quando Jesus lê o texto na sinagoga (cf. Is 61.1).
Um outro destaque que Lucas dar é para as mulheres, pois é o único evangelista que menciona com detalhe o nome das mulheres. O que demonstra o interesse em tratar as mulheres como pessoas, sem necessariamente limitar seus valores com os homens como era comum na época. Um destaque a salutar é a coragem que as mulheres teve de ir ao sepulcro de madrugada.

2 comentários:

  1. Olá, o professor Marcos concorda com comunidade marcana cmpsta deagricultore ao norte da palestina e não em Roma que é a outra hipótese.


    Jorge Nery

    ResponderExcluir